Como sair do Aeroporto de Hong Kong


Quando você chegar a Hong Kong, depois de uma maratona de avião, parecendo que passou por uma sessão de tortura chinesa, a primeira coisa na cabeça é chegar logo ao hotel. Sorte que o pessoal já pensou em tudo por lá. O Aeroporto Internacional de Hong Kong fica na Lantau Island, que é um pouco afastada. Você pode pegar um táxi ou Uber até o seu hotel. Como é longe, a conta deve ficar em torno de HK$ 250, por volta de R$ 100, dependendo de onde é o hotel.

Um detalhe é que os táxis seguem bem a lei e só transportam no máximo quatro passageiros por carro. Os táxis, aliás, são um ótimo meio de transporte em Hong Kong, principalmente à noite ou quando você for para praias ou áreas mais altas da ilha, onde o metrô não chega. Os carros são todos do mesmo modelo e os taxistas entendem bem o inglês.

O simpático táxi de Hong Kong (Foto:Saulo Degrande/Andando Pelo Mundo)

Bom, apesar de o táxi ser uma ótima opção, para sair do aeroporto eu te trago uma melhor:

Apresento para vocês o Airport Express. O moderno trem sai do Aeroporto Internacional e para em duas estações do metrô, Kowloon e Hong Kong Station. Dessas estações você pode pegar o metrô ou um táxi para o hotel.

Para chegar ao Airport Express basta seguir as placas dentro ao aeroporto que levam ao trem ou perguntar para algum funcionário. O local é bem sinalizado e fácil de ser encontrado.

 

Área de emabrque do Airport Express (Foto: Saulo Degrande/Andando Pelo Mundo)

Preste atenção agora para não perder dinheiro e passar vergonha no estrangeiro. Existem três tipos de passagem que podem ser compradas no Airport Express: o Single Journey Ticket, o Same Day Return Ticket e o Round Trip Return Ticket.

Vamos a diferença entre os três. O Single Journey Ticket custa HK$ 90 até a Kowloon Station e HK$ 100 até a Hong Kong Station. Ele dá direito a uma viagem simples, só de ida. O Same Day Return Ticket custa o mesmo, mas te dá direito a viagem de volta, só que no mesmo dia! Preste bem atenção nisso. Como Hong Kong tem bastante coisa pra ver, acho que você não vai pra lá para chegar e voltar no mesmo dia, né? Então esqueça esses dois primeiros.

O bilhete que você vai comprar é o Round Trip Return Ticket. Ele dá direito a duas passagens no mesmo cartão, uma de ida e outra de volta, em dias diferentes. Para Kowloon custa HK$ 160 e para a Hong Kong Station HK$ 180. Com ele, você vai até a estação e depois volta para o aeroporto no dia que quiser. Claro que na volta você precisa embarcar no trem na mesma estação que você desceu na ida, seja Kowloon Station ou Hong Kong Station. Existe um meio mais barato de comprar os bilhetes, que é usar o aplicativo Klook. Nesse post explico certinho como ele funciona.

Dicas do tio:

1 – Você só passa o bilhete na catraca nas estações. Quando chegar, vai comprar o bilhete no guichê e embarcar no trem. Saindo do trem, você passa o bilhete na catraca e está livre para conhecer os simpáticos asiáticos. Na volta, você passa o bilhete na catraca na estação e não precisa passar de novo no aeroporto.

2 – Não sei se é preciso reforçar isso, mas como você vai usar o mesmo cartão para ida e volta, quando chegar a Hong Kong não PERCA ele durante sua estadia na cidade! Você vai precisar do mesmo cartão para a volta. Perdeu, vai precisar comprar outro, aí sobra menos dinheiro para comprar chocolate no Duty Free para a sua tia.

3 – O trajeto entre o aeroporto e as estações dura em média 25 minutos, então se programe certinho para não perder o voo.

4 – Quando você for para o aeroporto, pesquise antes de qual Terminal sai o seu voo, o 1 ou o 2. Chegando com o trem lá, quem vai para o Terminal 1 desembarca no lado direito do trem e no Terminal 2 no lado esquerdo (isso é bem sinalizado dentro do vagão).

5 – As estações do Airport Express em Hong Kong Station e Kowloon oferecem guichês de check-in para a maioria dos voos que saem do International Airport com até um dia de antecedência, mas é bom checar se a sua Cia. Aérea oferece esse serviço.

6 – Última dica. O Airport Express infelizmente não funciona 24h. O primeiro trem sai de Hong Kong Station às 5h50 da manhã, às 5h53 de Kowloon e às 06h00 do aeroporto. No fim do dia, o último trem sai 00h45 do aeroporto, 00h48 de Hong Kong Station e 00h52 de Kowloon. Se você vai chegar ou sair de madrugada, a melhor opção é o táxi.

Prédios iluminados na noite de Hong Kong (Foto: Saulo Degrande/Andando Pelo Mundo)

Agora que você já chegou a Hong Kong, tentou descansar, não conseguiu, e descobriu como é gostoso o jetlag, é hora de saber como andar pela cidade.


Booking.com
Booking.com