7 aplicativos que vão facilitar a sua vida em uma viagem para a Ásia


O mundo mudou bastante nos últimos tempos com a tecnologia e viajar não é mais a mesma coisa. Quem já tem alguns bons anos no currículo se lembra quando eram precisos mapas de papel, livros e muitas perguntas na rua para conseguir explorar bem os destinos. Hoje os smartphones e aplicativos chegaram para colocar tudo isso dentro de um só lugar. Mesmo em locais mais exóticos, como alguns países da Ásia, eles ajudam muito na hora de conhecer melhor as cidades, poupam tempo e até dinheiro.

Confira uma lista de sete aplicativos que vão ajudar bastante na hora de explorar as terras asiáticas:


1 – Klook (IOS/Android)

Chegar ao hotel e perguntar sobre dicas de empresas que fazem passeios é quase uma regra pra todo viajante. O problema é que a gente nunca sabe se tá pagando caro, se a empresa é confiável ou se o passeio é realmente o melhor disponível. O Klook, aplicativo disponível por enquanto só para destinos asiáticos, veio para resolver isso. Ele é praticamente um agente de viagens. Você pesquisa os melhores passeios de cada lugar, faz reservas para excursões, restaurantes e ainda compra ingressos. O aplicativo promete preços até 60% mais baratos do que os comprados in loco. Em cada atração você consegue ver a duração, a língua falada pelo guia e o mais importante, as avaliações de quem já foi. É uma mão na roda.


2 – WayGo (IOS/Android)

Já imaginou pegar o cardápio de um restaurante em Pequim e descobrir que ele está escrito em Mandarim? Pois é, isso acontece. O WayGo foi pensado justamente para facilitar esse tipo de situação. Usando a câmera do celular, ele traduz os ideogramas orientais em palavras em inglês. Tudo na hora e off-line. Você nem precisa estar com uma conexão de internet. O aplicativo é grátis, mas só deixa você traduzir dez ideogramas por dia. O uso livre do app é pago e custa $ 6,99 por língua. Estão disponíveis para tradução o Mandarim, o Japonês e o Coreano.


3 – Metro (IOS)

Este aplicativo facilita as viagens dentro do metrô. Você escolhe a cidade que quer, baixa os mapas e ele te dá as rotas para ir de estação para estação. Além dele, cada cidade costuma ter um aplicativo próprio para esse serviço, mas o bom do Metro é que ele reúne várias cidades em um só app. O único problema é que, por enquanto, ele só está disponível para dispositivos Apple.


4 – WeChat (IOS/Android)

Esse é voltado pra quem tá procurando amizades em solo asiático. O WeChat é o Whatsapp dos chineses. Algumas pessoas ainda usam o Whats lá (ele não está na lista dos proibidos pelo governo chinês), mas a galera curte mesmo o WeChat. Você pode estar pensando: Ah, como os chineses são frescos, todo mundo usa o Whats. Amigo, use o WeChat por um dia e você vai descobrir porque ele é o preferido na Ásia. Além de mandar mensagens e fazer grupos, o WeChat também faz transferência de dinheiro, delivery e tem até um Facebook próprio dentro do app. É só usar um pouco o aplicativo para descobrir que nós estamos bem atrás dos chineses nesse quesito.


5 – Google Maps (IOS/Android)

Esse eu nem preciso explicar muito, né? O Google Maps é o companheiro ideal para quem está viajando. Mostra os mapas, rotas, ônibus e atrações perto de você. É o aplicativo obrigatório para ter dentro do celular quando for sair do Brasil. O único problema é se o seu destino for a China. Em solo chinês, esqueça o Google Maps. Todos os sites e aplicativos ligados ao Google são bloqueados pelo governo (o Facebook e o Twitter também), então você vai precisar de outra opção. Vamos para o próximo item.


6 – Maps.me (IOS/Android)

O Maps.Me é um aplicativo que te permite fazer o download dos mapas de praticamente todas as cidades do mundo. Ele salva o mapa e você pode acessar off-line, inclusive planejando rotas. É uma ótima solução para quem for para a China e não pode contar com o Google Maps.


7 – OpenTable (IOS/Android)

Já pesquisou na internet um restaurante legal no exterior, mas viu que ele só aceita clientes com reserva e você não fala a língua do país para ligar e marcar? O Open Table veio para resolver essa situação. O aplicativo mostra a lista com os restaurantes, preço médio, localização e o melhor, faz a reserva online para você. É só chegar, mostrar o celular, sentar e comer. Uma beleza, não?


Booking.com
Booking.com